top of page

Pavão misterioso, pássaro formoso.Tudo é mistério...

  • vanfeitosa
  • 13 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Sempre fui apaixonada pela Literatura Fantástica, inicialmente como leitora fiel das obras e posteriormente como estudante das teorias. No meu trabalho de conclusão de curso de Letras Português desenvolvi um estudo dos primeiros contos de Guimarães Rosa sob à luz destas teorias.


Utilizei como referencial teórico básico as ideias de Tzvetan Todorov (2004) referentes ao Fantástico Tradicional, representado por monstros, fantasmas, demônios e as ideias de Jean Paul Sartre (2005) acerca do Fantástico Moderno cujo cerne científico é o próprio homem, suas perturbações, complexidades e aflições.


Durante estas minhas andanças pela Literatura Fantástica descobri várias pesquisas que comprovam a existência de elementos insólitos e fantasiosos na literatura como forma de burlar o sistemas sociais (capitalistas, ditatoriais).


Pausa. Ok. Nada de novo na minha vida.


Sempre tive um amor, uma fixação por algumas poucas novelas e músicas que ouvi e vi na infância. Entre elas, a novela "Roque Santeiro" e "Saramandaia". Entre as músicas destaco o "Pavão Misterioso", tema de abertura da "Saramandaia".


Bom, o que eu quero registrar aqui entre meus sopros e gozos é que tudo está entrelaçado.


Primeiro, Pavão Misterioso está na literatura há muito tempo. Um famoso cordel, escrito por José Camelo de Melo, com romance e feitiçaria que pode ser lido na íntegra aqui



A música, do cantor Ednardo, que meu pai ouvia nos domingos de ressaca tem a toada misteriosa e letra instigadora. Ficou conhecida também na versão performática do Ney Matogrosso. Olha o clipe aqui.

Segundo o autor Dias Gomes, Saramandaia teve o duplo propósito de driblar a censura e experimentar uma linguagem nova na televisão, o realismo fantástico. Ao trabalhar com símbolos e metáforas, o autor dos folhetins que deram origem à novela dificultou o trabalho dos censores, mas não conseguiu evitar vários cortes. Gomes incluiu no enredo de Saramandaia algumas personagens criadas inicialmente para a versão censurada de "Roque Santeiro".


Alguns personagens curiosos e intrigantes da trama:




* Zico Rosado: quando fica irritado ou nervoso solta formigas pelo nariz;


* João Gibão: simpático e admirado pelo povo da cidade, possui um par de asas que é sempre aparado pela mãe;

* Aristóbolo: se transforma em lobisomem nas noites de quinta-feira;

* Marcina : seu corpo esquenta a ponto de causar queimaduras em quem estiver próximo;

* Dona Redonda : obesa, quando anda treme os objetos a volta e acaba explodindo de tanto comer;

* Seu Encolheu : com um fratura permanente nos osso, faz previsão do tempo com suas dores;

* Cazuza : seu coração tenta sair pela boca;

* Alcebíades: sua cabeça fica dentro de um pote (!), de onde ele conversa com sua esposa e seus filhos.


EndFragment


 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page